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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como aumentar a audiência do seu blog ou site



Como aumentar a audiência do seu blog ou site
A promoção de um blog ou site não é uma tarefa facil para os webmasters. Pelo contrário, é o que mais atormenta a cabeça dos webmasters e que acaba com muitos blogs. Milhares de blogs são criados todos os dias, mas apenas alguns serão lidos por mais de uma centena de pessoas e menos ainda serão os que conseguem rentabilizar esses blogs. Alguns bloggers ficam por isso desmotivados e não surpreende que deixem de blogar ao fim de algum tempo.
Com base no conhecimento adquirido em muita leitura na internet, bem como experimentos, abaixo listo algumas dicas para promover seu blog e obter os resultados esperados:

1. Garantir uma página sobre com qualidade

Esta página é usada pelos visitantes do blog para obterem informação rápida sobre quem é o autor do blog e sobre o tema do mesmo. É por isso uma página que tem o potencial de obter visitantes assíduos ou assinantes para o blog. Por esta e outras razões, esta página precisa ser corretamente trabalhada e atualizada ao longo do tempo.

2. Nunca anunciar um blog com menos de 5 artigos:

A primeira opinião é importante. Não só os usuários precisam de conteúdo como também os sistemas de busca. É importante fidelizarmos clientes logo no inicio da existência, pois se não gostarem muitos dificilmente voltarão.

3. Disponibilizar um link para a Feed RSS

O número de assinantes do feed é cada vez mais uma garantia do sucesso de um blog. Embora não ajude muito para a rentabilização do Adsense, garante tráfego regular para o blog. Os subscritores são muitas vezes responsáveis pela maior parte dos comentários no blog. Facilitar a subscrição das feeds, garantir um bom posicionamento do link para as feeds. Se possível disponibilizar a subscrição fácil para os leitores RSS mais populares e até uma versão por email das RSS feeds. As vantagens de se ter maior número de subscritores foram já enumeradas. Poderá facilitar a venda de publicidade.

4. Fazer parcerias com outros blogs

Uma simples parceria com outro blog do mesmo seguimento pode promover seu blog de forma assustadora, principalmente se o outro blog for do mesmo assunto e tiver alta visitação.

5. Ser anunciante de programas de afiliados também pode trazer um fluxo de visitação alto ao seu blog

Como normalmente os bloggers tem recursos zeros para investimento, o blogger pode utilizar o próprio rendimento do site com publicidade para anunciar e obter maior audiência no blog.

6. Comentar blogs do mesmo assunto

Deixar comentários interessantes e de qualidade em blogs do mesmo assunto poderá ser uma boa fonte de tráfego e de futuro reconhecimento. Esses comentários não devem contudo parecer spam e deixar o url no corpo do comentário ou apelar à visita ao nosso blog. Estes comentários normalmente suscitam a curiosidade dos responsáveis pela sua qualidade. Na aprovação dos comentários que vão querer saber um pouco mais quem de quem deixa esses comentários tão interessantes.

7. Frequência de atualização

Nas primeiras semanas de existência do blog e fundamental uma atualização constante, até mesmo devido ao blog ter pouco conteúdo e também é o período de fidelização de clientes, onde esses poderão garantir o crescimento do mesmo.

8. Os links para outros blogs do mesmo assunto são importantes

Falar e referir outros artigos do mesmo nicho vai provocar que os leitores do nosso blog visitem esses outros blogs. Essas visitas vão aparecer nas estatísticas e provocarão a visita dos bloggers, interessados em saber como os seus artigos estão a ser referenciados. É provável que em muitos casos facilite a obtenção de um backlink. A web é feita de links. Percam tempo em linkar com qualidade para outros artigos e blogs.

9. Dar alguma coisa de graça!

Poderá provocar a visita continuada de utilizadores. A tarefa poderá ser mais fácil para um designer, programador, que possam disponibilizar para download parte do seu trabalho de forma gratuita. Mas podem ser disponibilizados ebooks sobre assuntos que interessem aos leitores, ou outras coisas, dependendo da vossa imaginação.

10. Estabelecer relacionamento com outros bloggers da mesma área

facilitará a troca de experiências, tráfego, até as visitas frequentes desses outros bloggers e a subscrição das feeds. Aos poucos poderá ajudar muito no crescimento do blog.

11. Submeter o site para diretórios de blogs

Existem atualmente milhares de diretorios. Devemos focar apenas em alguns, colocar uma descrição correta. Para além de contarem como backlinks facilitarão a indexação do site. Os top sites também são interessantes. É no entanto ter cuidado em não poluir o design do blog com dezenas de botões.

12. Colocar na assinatura do nosso email o url do blog

Demora um minuto e funciona como um cartão de visita sem nunca mais precisarmos de nos preocupar com o assunto.

13. Colocar na assinatura dos fóruns onde participamos o link para o nosso blog

Se a participação nesses fóruns for de qualidade, deverá despertar o interesse dos leitores e vão querer procurar mais informação e visitar o link da assinatura. Poderá ser uma boa forma de divulgar o url ou marca do blog expondo-a a muitos utilizadores.

14. Obtenção de reviews em outros blogs

Tudo que possa redirecionar tráfego para o blog é importante. As reviews deverão ter ainda backlinks, não só para a página inicial como para artigos ou categorias específicas. Podem ser obtidas de forma gratuita ou caso seja necessária poderá apostar-se em reviews pagas em blogs que garantam uma boa qualidade da review e de tráfego. Tudo depende do objectivo do blog.

15. Muitos bloggers gostam de poder publicar novos artigos com pouco trabalho

Poderá tentar-se garantir a publicação de artigos nossos em blogs do mesmo assunto. É preciso ter cuidado com a qualidade do artigo e este deverá despertar o interesse dos leitores e transformar em visitas.

16. Não perder muito tempo com a colocação de publicidade no blog ou em tentar rentabiliza-lo desde início

Será quase impossível. O ideal é que se pense na obtenção de tráfego, de visitas recorrentes e na correta indexação do blog. A publicidade poderá vir depois. Isto não impede que se pense logo inicialmente numa boa colocação de publicidade. Esta contudo não deverá afastar os utilizadores do blog.

17. Garantir alguns comentários no blog

Os novos visitantes não gostam de ser os primeiros a comentar. Deve-se promover a participação. Deve-se ter especial cuidado em moderar os comentários dos spammers. Há diversos plugins para o efeito.

18. Nem só o que se faz à frente do teclado poderá promover o blog ou ajudar a melhorar o mesmo

As amizades, as conversas com amigos, a leitura de jornais, a investigação, etc poderão ser importantes. A promoção offline poderá ser outra área a desenvolver. Atenção contudo ao que se partilha com os amigos. Estes podem agir mal sem saber se pensam que estão a ajudar ao clicar nos anúncios da publicidade contextual.

19. Focar

Estas ações consomem muito tempo e não são as mais motivantes. As más noticias é que terão que ser mantidas e repetidas ao longo do tempo para um crescimento continuado do blog.

20. Dominar a plataforma

Não adianta nada seguir todas essas regras se você não dominar a plataforma de publicação do seu blog. Leia muito, fique atualizado e se possível faça um curso de blog.

domingo, 30 de setembro de 2012

Como aparecer na primeira página do Google sem pagar?


Site na primeira página de busca do Google em 6 dias

Descubra como coloquei meu blog na primeira página dos resultados do Google em apenas seis dias

Anderson Makiyama é um programador de computador que dedica a maior parte de seu tempo
criando soluções para a Internet e escrevendo sobre o assunto. É formado em Sistemas para a Internet
pela faculdade Anhanguera. Vive com a esposa no Brasil na cidade de Joinville. Ele mantém alguns
sites na internet nos endereços:
http://LivroPhp.com
http://WordpressLivro.com
http://LivroSeo.net
http://GanharDinheiroBlog.net

Existem vários sites que falam sobre SEO, porém poucos deles estão bem colocados nos
resultados de buscas de termos importantes e relacionados ao site. Alguns colocam seu site na
primeira página de resultados do google em buscas por nomes próprios ou nomes específicos, porém
isso é pouco vantajoso visto que raríssimos usuários irão buscar por esse termo. Por exemplo,
se você é um webmaster, tem que lutar para ter seu site listado na primeira página dos resultados das
buscas por termos como: “webmaster”, “criação web”, “desenvolvimento de sites”, “criação de
sites”, etc, e não pelo seu nome ou mesmo termos poucos conhecidos pelos usuários. Qual seria a
vantagem de ter seu site como o primeirão dos resultados de buscas de um termo que ninguém
busca? Nesse livro vou descrever as técnicas que utilizei em meu blog para colocá-lo na primeira
página dos resultados de buscas do Google em apenas seis dias, sendo que o termo focado é o mais
óbvio quando alguém for procurar o produto que ofereço no site.
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, portanto vamos focar nele, até
porque, os mesmos critérios SEO importantes para o buscador Google também são importantes para a
maioria dos demais. Por exemplo, tenho alguns sites que aparecem na mesma posição dos
resultados de busca do Google, Yahoo, Bing, etc.

As Provas
Talvez alguns duvidem que eu tenha realizado este feito de colocar meu blog na primeira
página de resultados do Google, para estes, exibo a seguir as provas:
A imagem acima mostra duas informações importantes:
1- Meu Domínio – que é: LivroSeo.net
2- A data do registro do domínio, que é: 11 de fevereiro de 2010.

Note que essas informações foram obtidas no site http://melhor.ws/go/dnsstuff.com, mas você
também pode obtê-las em qualquer servidor whois.

SEO, Otimização de Sites (Com direitos de Revenda)


Essa outra imagem é uma imagem da tela do meu computador (print-screen) e exibe uma página de
resultado de busca feita no Google. Aí temos quatro informações importantes:
1- A primeira informação lá em cima mostra o meu site na sexta posição.
2- Ali em baixo, a próxima seta vermelha mostra que o meu blog está na primeira
página dos resultados.
3- Logo abaixo, temos outra seta que aponta para o termo de busca, que foi: livro seo.
4- A última seta aponta para a data, que é: 17/02/2011, ou seja 17 de fevereiro.
Ora, se na primeira imagem (whois) vimos que o domínio foi registrado no dia 11 de fevereiro de
2011, e no dia 17 de fevereiro de 2011 meu site já estava na primeira página, isso comprova que eu
consegui colocar meu site na primeira página dos resultados de busca do Google pelo termo Livro
Seo em tão somente seis dias.
Não posso garantir que meu blog estará nessa mesma posição, de repente ele pode ter
subido ou descido posições, mas de qualquer forma faça um teste, faça uma busca no Google digitando o termo: Livro Seo.

OBS: FONTE: SITE PRIMEIRA PAGINA GOOGLE COM CAPA - EBOOK:
http://2reais.org/blogz

SEO, Otimização de Sites (Com direitos de Revenda)


SAIBA MAIS...........

Submissão de Artigos: Sua Importância no SEO e Como Funciona.

Qual a sua finalidade e vantagens.
A finalidade principal de uma submissão de artigo para SEO está na velocidade na qual um artigo é aprovado, agilizando assim a sua campanha de link building. Diferentemente de um cadastro em diretório que pode levar até 4 meses para se adquirir um link os artigos levam em média uma semana para serem aprovados. Outra vantagem é que os sites que fazem esse tipo de cadastro têm um PageRank bastante alto fazendo com que os links sejam de maior relevância para os motores de busca, e por fim, pode-se se tratar de variantes de palavras-chave que não são tratadas com muita relevância no seu site, um exemplo seria escrever um artigo de “como a utilização do SEO aumenta a visibilidade dos sites nos motores de busca” e linkando para seu site que somente trabalha “SEO e usabilidade”.
Desvantagem.
Sua principal desvantagem esta na quantidade de sites desse estilo, pois não são encontrados com tanta freqüência como acontece com os sites de diretórios. E isso faz com que a concorrência do seu artigo seja grande.
Como tirar vantagem da Submissão de Artigos.
Como foi dito, pode-se tratar de assuntos diverso que rodeiam uma keyword, isso pode aumentar o número de clientes do seu WebSite, pois uma pessoa que esta lendo um artigo relacionado a utilização do SEO pode ser um potencial cliente para esse tipo de serviço. Outra grande vantagem aqui é que um único artigo pode ser submetido em vários canais de notícia sem que os motores de busca vejam isso como conteúdo repetido.
Como cadastrar?
Tendo em mente a importância da submissão de artigos vamos aos passos. Primeiramente teremos que ter um artigo bom que trata de tópicos relacionados ao assunto trabalhado em seu site. Depois disso basta fazer um cadastro nos site. E preencher os dados. Outra dica importante aqui é dar os créditos ao autor no final do artigo juntamente com a referência para seu website, isso dará mais credibilidade ao artigo, pois muitos dos usuários vão procurar sobre aquele escritor para saber se o artigo tem o devido embasamento.
Quais dados são pedidos?
Submissão de Artigos: foto ilustrativa
Author First / Last name : Campo para entrar com o nome do autor do seu artigo.
Email address: Campo para entrada do e-mail ( use um e-mail real pois muitos dos sites pedem confirmação )
Article Title: Título do seu artigo ( utilize técnicas de SEO no título para obter um melhor posicionamento )
Article Body: Corpo do seu artigo ( muitos dos sites não aceitam HTML no artigo, então leia as notificações para evitar que seu artigo seja rejeitado )
Resource box: Campo para referenciar seu escritor, adquirir link’s e vincula-los ao seu WebSite (Ex: Felipe Rowam Peixoto é um escritor da <a href=”http://www.brasilseo.com.br/” target=”_blank”>BrasilSeo.com.br</a> para saber mais sobre <a href=”http://www.brasilseo.com.br/” target=”_blank”>SEO</a> visite nosso site.)

Redes Sociais – Conheça as Redes Sociais mais Usadas no Mundo

Para os interessados em Redes Socias, SEO e SEM segue-se uma notícia interessante: Foi divulgado um panorama das redes sociais mais usadas populares em cada país ao redor do mundo. Os dados foram obtidos de Alexa.com no dia 17 de setembro de 2008, oriundos de usuários que usam o Alexa toolbar e de “dados de tráfego de diversas outras fontes” – segundo Alexa.com.
Gráficos por continente - comScore World Metrix – Junho 2007
Fonte: comScore World Metrix – Junho 2007
Foi constado que as redes sociais mais populares como o Orkut do Google ficou em primeiro lugar no Brasil, na Índia e no Paraguai. Já nos EUA o mais usado é o Myspace da Microsoft, sendo o Facebook o mais utilizado no Canadá, Austrália, e em alguns países da América do Sul, do Oriente Médio, e do Norte da África. Na América Central predomina a rede social HI-5 e por fim na Europa e na Ásia o cenário é bem variado, sendo grande o uso da rede social Bebo na Europa.
A imagem abaixo ilustra quais redes sociais são mais populares em cada país*:
oxyweb.co.uk
Fonte: Imagem extraída de http://www.oxyweb.co.uk/blog/
* Algumas mudanças a partir de agosto de 2008 ocorreram em relação a esse mapa:
Facebook superou HI-5 na Albânia
Facebook superou Myspace na Áustria
Facebook superou HI-5 em Bahamas
Facebook superou Myspace na Itália
Facebook superou Myspace na Líbia
Facebook superou Skyrock em Madagascar
Facebook superou Bebo na Nova Zelândia
Facebook superou Orkut no Catar
Facebook superou Orkut no Uruguai
HI-5 superou Myspace na Síria

sábado, 29 de setembro de 2012

Kit Piloto Automático




Para ter Sucesso em qualquer Negócio Online, é preciso ter FOCO, saber avaliar as Oportunidades e utilizar o que a tecnologia tem de melhor a nos oferecer e assim tudo se torna mais fácil.
O Kit Piloto Automático foi desenvolvido com o OBJETIVO de facilitar sua vida, de ajudar na automatização da publicidade para seus negócios online, são ferramentas selecionadas e funcionais. Lhe forneceremos as ferramentas e informações necessárias para você aprender como automatizar ao máximo a publicidade para seus negócios online e a ganhar dinheiro na Internet de forma automática com o desenvolvimento de seus negócios, lhe daremos a Oportunidade de ter seu Próprio Negócio Online Completo (Website + Produto + Área de Gerenciamento) com 100% de lucro.
Veja mais abaixo informações sobre o conteúdo do Produto "Kit Piloto Automático".

Produto Comercializado pelo site

O Produto comercializado neste Website é o "Kit Piloto Automático" que é composto por um E-book em PDF (Como Automatizar seus Negócios Online passo a passo), as ferramentas (scripts e softwares) certos para a automatização de seus negócios Online e Publicidades e vídeo-aulas explicativas sobre utilização dos produtos. O Kit será disponibilizado automaticamente através da Central de Download na Área Restrita após o Pagamento Confirmado. Só clicar no menu "Área Restrita", entrar com seus dados, acessar a Central de Downloads e ter acesso ao Kit Piloto Automático para automatizar seus negócios e Publicidade.
Através do KIT Piloto Automático, qualquer pessoa com conhecimentos básicos de navegação na Internet conseguirá automatizar a publicidade para seus negócios, produtos, serviços, sites, blogs, programas de afiliados, lojas virtuais, entre outros.



ensinará a você, como automatizar as postagens em seu Twitter e Facebook de forma rápida e que fiquem sendo postadas no piloto automático utilizando uma das melhores ferramentas gratuitas para Twitter e Facebook.



Template para blog de Artesanato

"Artesanato é projetado originalmente por EZwpthemes e FAQs Blogger converteu-lo para a plataforma Blogger.
Aproveite esta bela peça de arte.
                                              Template Artesanato / Craftwork

                                                           Download

Divulgar blog grátis nos motores de busca e diretórios

Envie seu blog para Motores de busca grátis.
SubmitStart permite enviar um número ilimitado de páginas da web aos principais motores de busca on-line para livre! Basta digitar o seu site e endereço de e-mail abaixo e clique em "Submit" para começar!



Submit your site for Free.
SubmitStart allows you to submit an unlimited number of web pages to the leading search engines online for Free! Just enter your site and email address below and click on "Submit" to start!
Se o seu Blog ou Site tem poucas visitas  então tem que adicionar nos principais Motores de buscas. Google ,Bing Msn ,Yahoo
Só assim vai ter mais visitas e aumentar o pagerank do site.
O Google adiciona novos sites ao nosso índice e atualiza os existentes sempre que rastreamos a Web. Se tem um novo URL, indique-o aqui. Não adicionamos todos os URLs enviados para o nosso índice e não podemos prever ou garantir quando ou se os URLs enviados irão aparecer no  índice
Submeter o seu site no Bing
A melhor forma de assegurar que o seu Web site é incluído no índice do Bing é inscrever-se numa conta das Ferramentas do Bing Webmaster. Receberá dados valiosos e aprofundados sobre a forma como o seu Web site é visto pelo Bing. Deve tirar partido da funcionalidade "Submeter URL" das Ferramentas do Webmaster para submissão mais rápida dos URLs. As Contas das Ferramentas do Bing Webmaster são gratuitas e requerem um processo de verificação simples para serem concluídas.
O objetivo do Yahoo! Search é descobrir e indexar todo o conteúdo disponível na web para fornecer a experiência de busca melhor possível para os usuários. O índice de busca do Yahoo!, que contém vários bilhões de páginas web, é mais do que 99% preenchido através do processo de rastreamento gratuito. O Yahoo! também oferece várias maneiras para provedores de conteúdo para enviar páginas da web e conteúdo diretamente para o índice de busca do Yahoo! eo Diretório Yahoo!:
Apresentação Yahoo! Search
Envie seu site para livre: 
- Sugira seu site para inclusão no Yahoo! Search (registro requer).
Motores de  Busca e  Directórios de Portugal
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 http://www.galeriadeblogs.com/?step=1  












Motores de Busca  e Directórios Brasileiros
Adicionar URL












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FlamingText.com fornece gratuitamente ferramentas de design gráfico, todos acessíveis a partir de um navegador - sem downloads ou instalação necessários. Logos são tão fáceis de criar usando  ferramenta de design muito popular Logo. Ele oferece acesso à maior seleção de alta qualidade, logotipos facilmente personalizáveis ​​na web.  Editor gráfico chamado ImageBot que possui capacidade de etiqueta, desenho e logo. Ele pode ser usado para criar  banners flash, convites e muito mais.
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Como encontrar blogs na sua área de mercado




 Para encontrar blogs poderosos na sua área de mercado, existem diversas maneiras disponíveis na internet. Tenha em conta que esta dica não depreende que os blogs tenham de ser de língua portuguesa. Existem inúmeros blogs de línguas internacionais extremamente interessantes e que o podem ajudar a completar este exercício com qualidade. Veja algumas formas de conseguir encontrar blogs de qualidade na sua área de mercado: "nicho"

• Pesquisa de blogs por tags no Delicious: http://delicious.com/tag/blog+boxing Esta ferramenta permite-lhe pesquisar pelos blogs mais populares no agregador de conteúdos Delicious, pesquisando por tags (palavras-chave). Tenha em conta que este agregador é maioritariamente utilizado por blogs de língua estrangeira, o que significa que terá de especificar a sua pesquisa em inglês caso deseje encontrar blogs no seu nicho de mercado. No exemplo utilizamos a pesquisa por “Boxing”, a título de exemplo.

• Pesquisa de blogs no Technorati http://technorati.com/searchreturn=sites&authority=all&q=money&x=0&y=0  O mais famoso dos motores de busca e agregadores de blogs oferece um motor de pesquisa muito interessante para quem pretende encontrar blogs em todo o planeta. Só para ter uma noção das capacidades deste motor de busca, uma simples pesquisa por“money” retorna algo como mais de 24 mil blogs. No exemplo utilizamos essa pesquisa, mas obviamente que você poderá fazer as pesquisas que desejar, até encontrar blogs influentes e de qualidade.

• Pesquisa no Google Blog Search: http://blogsearch.google.com/ A pesquisa no Google Blog Search funciona muito bem, embora é recomendado que faça pesquisas por palavras-chave longas e não apenas por um termo específico. Muitas vezes este motor de busca funciona bem para uma determinada palavra-chave, outras vezes nem por isso. Novamente, procure por blogs recorrendo a termos em português e também em inglês, para que aumentem as suas chances de encontrar blogs interessantes.

• Pesquisa no diHITT: http://www.dihitt.com.br/busca?q=dinheiro Efetuando pesquisas no diHITT, você poderá ter acesso aos melhores conteúdos de blogs de língua portuguesa, relacionados com a pesquisa que você realizou. Esta pesquisa é muito interessante para encontrar conteúdos na hora e blogs que embora não tenham recebido muitos votos nas suas notícias, oferecem conteúdos de grande qualidade.

• Ranking de blogs no diHITT: http://www.dihitt.com.br/blogs/ranking O ranking de blogs do diHITT é também uma forma muito interessante de encontrar blogs de grande qualidade e em diversas áreas. Com mais de 14 mil blogs inscritos, o diHITT oferece praticamente uma visão global e generalista do estado da blogosfera de língua portuguesa, oferecendo blogs de diversas áreas e para todos os gostos. Certamente que conseguirá encontrar por lá alguns blogs muito interessantes e relacionados com o seu nicho de mercado.

• Galeria de Blogs: http://www.galeriadeblogs.com/ A Galeria de Blogs é um ranking, um agregador e um motor de busca de blogs, que conta já com cerca de 1500 blogs inscritos e devidamente categorizados. Se procura blogs interessantes e na sua área de negócio, visite as diferentes categorias e tenha acesso a todos os blogs inscritos naquela mesma categoria. Se desejar, poderá ainda utilizar o motor de pesquisa do site para encontrar blogs interessantes e relevantes para o seu exercício.

• Ranking de blogs do BlogBlogs: http://blogblogs.com.br/blogs/ranking Este é um dos maiores e mais famosos rankings de blogs de língua portuguesa, que oferece milhares de blogs ordenados num ranking que tem em conta o número de acesso e backlinks que o blog recebe diariamente. Poderá ainda utilizar o motor de pesquisa do site, para encontrar blogs interessantes, ou então navegar pelas categorias do site e encontrar os blogs mais famosos de Portugal e do Brasil.

subscrever em outros blogs e estar atento às novidades do mercado, é uma das formas mais interessantes de manter as ideias a fluir e de alguma forma realizar novas ideias.


Read more: http://blog10z.blogspot.com/2012/09/como-encontrar-blogs-na-sua-area-de.html

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ferramentas da Internet

A internet oferece uma série de recursos de comunicação extremamente importantes e interessantes para o desenvolvimento e vinculação de informações. Através dela a comunicação e a aproximação das culturas, fronteiras e economias tem se ampliado de um modo surpreendente.
Com a intenção de tornar acessível às potencialidades destes recursos você pode encontrar aqui informações sobre algumas ferramentas principais e sua aplicação para a promoção e ampliação da informação juvenil.

Portal

É uma página da internet que aborda diversos temas relacionados ao universo juvenil. Ele funciona como um aglomerador e distribuidor das informações juvenis para outros sites ou subsites, tornando o acesso às informações mais rápido e mais fácil.
Por meio destes portais, os jovens podem ter acesso às mais variadas informações que compõem o seu universo, que podem auxiliar no desenvolvimento dos seus trabalhos e pesquisas. Além disto, os portais de informação juvenil podem ajudar os jovens na divulgação dos seus trabalhos, eventos e notícias do seu interesse.
A maioria destes portais são sites institucionais, onde o governo federal, estadual e/ou municipal disponibiliza informações sobre ações, políticas públicas e programas voltados para a juventude. É uma ferramenta chave na sistematização de informações juvenis pela capacidade de geração e difusão por meio de sua base de dados através de links.
Conheça alguns portais juvenis aqui: Portal da Juventude do Governo Federal e Portal da Juventude da América Latina e do Caribe

Blogs

Conhecidos como “diário online”, é um recurso no qual os jovens podem utilizar para publicar seus textos, poesias, fotografias, idéias ou qualquer outro conteúdo que estejam a fim de compartilhar com outros jovens.
Dentre os diversos tipos de blog pode-se assinalar aqueles nos quais a juventude publica as diversas ações para a promoção de políticas públicas, sejam sites de organizações, coletivos, mobilizações, articulações para eventos e grupos juvenis de atuação específica, entre outros.
Assista este vídeo que explica melhor o que é um blog:
O Brasil é o quinto país no mundo de leitores de blogs (Disponível em Search Engine Marketing, sembrasil, 2007); O número chega a quase 9 milhões de leitores de acordo com dados do Ibope/NetRatings, no wordpress.com a audiência de jovens chega a ser até mais de 50%. (Disponível em IDG Now, 2009).
Este número demonstra o grande potencial desta ferramenta como meio de divulgação de informação juvenil, além da grande vantagem de que, para construí-los, os jovens não precisam de um conhecimento técnico, ou seja, qualquer pessoa interessada pode construir um.
A seguir alguns exemplos: O Blog do Projeto Juventude em Cena e Blog do Portal da Juventude de São Paulo

Podcasts ou podcastings

O Brasil é o terceiro no ranking mundial em download de podcasts (Disponível em Sem Brasil, 2007). Vários sites de podcasting são voltados para a temática jovem, eles veiculam diversas informações e podem ser um meio útil de publicar ou mesmo levantar as principais discussões juvenis. Este termo é a fusão das palavras public on demand, é uma emissão de informações áudio-visual semelhante a uma subscrição de uma revista que se pode receber via internet.
A juventude tem utilizado esta ferramenta para divulgar seus trabalhos, fazer vídeos ou colocar suas músicas e deixar disponível para quem quiser ver ou ouvir. A vantagem é que qualquer jovem pode criar um, só precisa de um microfone ou uma câmera de vídeo e uma conexão à web.
Através dos podcastings os jovens podem criar seus próprios programas em diversas temáticas que estarão disponíveis a todos. Tem crescido a febre do podcasts no país, sobretudo entre professores que têm utilizado este recurso como instrumento didático. Também aparece como uma ferramenta potencial para geração e difusão de informação juvenil.
Compreenda e aprenda a criar um podcasting:
Eis alguns exemplos de podcasts que vinculam informações juvenis: O portal de podcasts brasileiro e Podcultura

Vídeos/blogs (Vlogs)

Os serviços de vídeo blogs aqui no Brasil são muito populares entre a juventude. É lá que muito jovens acessam um serviço de publicação multimídia que permite que compartilhem vídeos e comentários a respeito de qualquer assunto. Assim eles postam e assistem vídeos de sua preferência e trocam informações por meio de imagens que eles mesmos produzem.
Este serviço tem sido uma referência entre a juventude quando querem encontrar informações, podendo ser uma poderosa ferramenta de informação juvenil pela popularidade que ela encontra neste público.
Uma das vantagens é a gratuidade e amplitude de informações que são vinculadas neste espaço. Os Vblogs são uma excelente ferramenta de divulgação de informações juvenis, uma vez que podem ser utilizados para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por jovens ou para a elaboração de vídeos temáticos e discussão de muitos temas ligados ao universo juvenil.
Como os Vblogs podem ser utilizados com diferentes finalidades a desvantagem deste serviço pode estar relacionada à divulgação de vídeos com conteúdos que propagam a violência, o preconceito ou a exclusão social ou outros que servem para estimular a juventude apenas para o consumo.
Conheça os serviços de vlogs mais populares no Brasil: You Tube e Vimeo.

Boletins eletrônicos

Por meio dos boletins eletrônicos os jovens podem divulgar seus trabalhos, eventos, notícias, publicações impressas e eletrônicas, prêmios ou qualquer outro assunto relacionado às informações juvenis.
É um serviço que possibilita o recebimento por e-mail de todas as notícias divulgadas sobre assuntos do seu interesse. A vantagem deste recurso está nos jovens terem acesso a todas as informações que são de seu interesse visto que para receber boletins só é necessário um cadastro no espaço virtual. Assim eles podem manter-se constantemente atualizados acerca das notícias que mais lhe interessam. Os boletins podem ser fortes veículos de divulgação dos centros de informação juvenil, tendo em vista que eles servem como referências para algumas informações e discussões da juventude.
Como uma grande ferramenta de suporte para organizações e pessoas que trabalham com jovens para estarem informados sobre as principais discussões e oportunidades para os jovens, bem como estabelecer parcerias.
Eis alguns exemplos de boletins eletrônicos: Datafolha Newsletter, Rede Global de Ação Juvenil e Boletim REJUMA.

E-mail e listas de discussão

Os correios eletrônicos ou serviços de e-mail estão entre uma das principais ferramentas utilizadas pela juventude para se comunicar. Numa pesquisa realizada pela Universia sobre a cara dos jovens internautas em 2005, 97% dos entrevistados disseram utilizar e-mail. (Disponível em universia.com.br, 2005). Muitos jovens entre 24-35 anos utilizam o celular para envio de e-mails, uma pesquisa da Nielsen afirma que 32% dos entrevistados dizem fazer uso da aplicação. (Disponível em www.overload.blog.br, agosto de 2008)
Esta ferramenta tem uma alta popularidade pelo caráter de quebra de barreiras geográficas e a possibilidade de envio de arquivos anexados para mais de um destinatário, podendo ser grupo de pessoas. Uma das vantagens desta ferramenta é a facilidade que tem para agilizar processos e diminuir os custos com comunicação.
A desvantagem está nos spammers, os remetentes de vírus que se utilizam de arquivos e anexos. Outro problema são as fraudes de fraudadores que se utilizam de endereços de instituições financeiras para seus golpes. O potencial desta ferramenta para o sistema de informações está na possibilidade de articulação entre os diversos parceiros, na facilidade de atulização de informações via recebimento de arquivos, dados e informações in loco. Por meio de e-mails pode-se divulgar e trocar informações específicas com jovens que acessam o Portal Infojovem.
Desta ferramenta surge a lista de discussão que permite que um grupo de pessoas de maneira gerenciada troque e-mails entre todos os membros do grupo. Uma das vantagens é que uma mensagem escrita é compartilhada por todos os membros do grupo, de maneira assíncrona, ou seja, os participantes não precisam estar conectados ao mesmo tempo. Algumas listas também possibilitam a ferramenta de bate-papo para aqueles que estão on-line.
O potencial está na possibilidade de aprofundar temáticas e discussões sobre juventude e sistemas de informação junto com os jovens, bem como realizar constante atualizações sobre o universo juvenil em uma determinada localidade.
Já existem algumas listas de discussão de jovens e políticas públicas de juventude, como, por exemplo: e-jovens e Rede de Gestores de Juventude.

Orkut

Criado a partir da necessidade de se fortalecer e criar uma rede social de amigos, segundo o site Wikipédia, o Brasil tem o maior número de membros e cerca de 59,41% dos usuários tem de 18 a 25 anos. O orkut é uma das ferramentas da internet mais usadas e sua definição mais apropriada é de uma rede social. Veja este filme que fala sobre redes sociais:
Apesar das grandes críticas dirigidas ao Orkut, ele é uma ferramenta extremamente importante na agregação de pessoas com interesses em comum, para que elas possam se conhecer e trocar idéias.
A diversidade de ferramentas e recursos que este site oferece, permite que jovens possam acessar e se congregar em diversas comunidades e assim construir conhecimentos em torno de informações de seu interesse. Esta ferramenta é talvez uma das mais interessantes para geração de difusão da informação juvenil, visto o grande poder de alcance e aceitação entre a juventude brasileira.
Os divulgadores de informação podem criar comunidades para discutir, em fóruns, junto com outros agentes de informação e jovens, diversas temáticas de interesse juvenil. Assim como criar uma rede de comunidades relacionadas que aprofundem informações dos integrantes da comunidade.
Já existem diversas comunidades interessantes sobre juventude e participação política: Eu queria ser jovem nos anos 60 e Juventude contra a homofobia

Skype/MSN

É por meio de empresas e softwares virtuais que hoje muitos jovens têm se comunicado de maneira extremamente assídua. Estes recursos reduzem custos e facilitam a comunicação com outros jovens de diversas localidades do mundo.
Com esta ferramenta é possível trocar arquivos, imagens e vídeos além de poder conversar gratuitamente em tempo real, com microfone e webcam.
A aceitação deste recurso entre a juventude é o fato de este serviço estar associado aos serviços de e-mail. É um recurso interessante para gerar articulação entre os dinamizadores de informação juvenil. Por meio dele, eles podem trocar informações e insumos para manter atualizado, em tempo real, os centros de informação juvenil. E a juventude pode ter acesso e tirar dúvidas com as fontes de informação.
Entre no Skype e MSN.

Flickr/Flog

Há também uma modalidade de rede social para imagens fotográficas. Lá os jovens podem organizar suas fotos por meio de tags e assim organizar álbuns e coleções fotográficas. Muitos jovens utilizam este serviço para o armazenamento de fotografias, como um backup.
É por meio deste recurso que profissionais da área de fotografia e muitos jovens trocam idéias e trabalhos sobre esta técnica.
Poder ser utilizado como fonte de pesquisa visual para a geração e difusão de informação juvenil. A rede conta com um blog onde os cadastrados podem discutir e compartilhar diversas imagens.
Veja aqui alguns álbuns interessantes do Flickr: Grupo Rede de jovens e Juventude Cidadã.

Torpedo/SMS (Short Message Service)

Atualmente é um dos serviços que mais a juventude utiliza para se comunicar segundo pesquisas da Nielsen 79,9% dos jovens (15-24 anos) mandam mensagens de texto pelo celular. (Disponível em www.overload.blog.br, agosto de 2008).
De acordo com o “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008″, os mais jovens passaram a usar mais as mensagens em vez das chamadas de voz num percentual respectivamente de 95% para 96,1%. (Disponível no site telemoveis.com, 2009).
É um recurso de alta aceitação juvenil pela agilidade e baixo custo que ele oferece. Muitos jovens utilizam esta ferramenta para mobilizar atividades e ações, bem como comunicar de maneira rápida algumas informações que obtêm pela internet. O torpedo reduz ainda mais os custos com a comunicação, pois é oferecido de maneira gratuita por algumas operadoras de celular. A desvantagem está nas limitações de conteúdo que o serviço comporta, são geralmente mensagens curtas que só podem ser enviadas cada uma por vez, ao contrário do e-mail. Mas de grande potencial para o desenvolvimento das tecnologias, pois permitirá deixar o jovem atualizado sobre as principais notícias e mobilizações de seu interesse.
Veja algumas operadoras que oferecem o serviço de torpedo gratuito: OI, Claro e Vivo.

My Space

O mySpace, como o orkut, é uma rede social de comunicação on-line por meio de uma rede interativa de fotos, blogs vídeos, comunidades, fóruns, grupos, e-mail, perfis de usuários entre outros.
Uma das vantagens é atualização contínua de novos recursos, embora como conseqüência gere lentidão no acesso à rede. O diferencial é sua capacidade de hospedar MP3s, o maior público deste site são bandas e músicos que fazem de sua páginas e perfil seu site oficial. Atualmente, há 56 mil bandas do Brasil cadastradas no MySpace. (Disponível no site da globo.com, 2007).
Outra vantagem desta ferramenta como veículo de informação juvenil é a capacidade de mobilização da juventude que ela oferta, pois uma de suas estratégias de captação de usuários vem por meio de eventos que aglutinam somente internautas cadastrados.
A desvantagem é que este site ainda é recente no Brasil e não disponibiliza ainda uma rede de relacionamentos estabelecida para a juventude, embora disponha de muitas temáticas e grupos de interesse juvenil.
Confira aqui alguns perfis no My Space que é a cara da juventude: Ministério jovem RCC Brasil – Oficial e Mallu Magalhães

Facebook

Criado em 2004 para estudantes universitários da Harvard, foi se ampliando para diversos estudantes de outras universidades ao redor do mundo. Em 2006 passou a aceitar estudantes secundaristas e empresas. Os usuários podem se juntar em uma rede, colégio ou região geográfica. Enquanto o orkut tem um público jovem mais adolescente, o facebook tem um público de jovens adultos. Segundo Chris Hughes, porta-voz do Facebook, a rede funciona mais como um diretório alicerçado na vida real do que como uma rede social geradora de conexões entre estranhos, este é o grande diferencial dos outros sites.
O potencial desta ferramenta está na possibilidade de se tornar uma plataforma estruturada de redes sociais e ser o maior aglomerador de jovens na internet. (Disponível em derepente.com.br, 2009). Nos EUA o facebook é o maior site de fotografias, superando o flickr.
Assista este documentário da Discovery Channel com o próprio criador do facebook:
O diferencial desta ferramenta está na sua estrutura, pois ela apresenta uma ramificação de amizades que permite que em pouco tempo você encontre amigos que iria perguntar. Outra vantagem é a facilidade de criação de aplicativos que interagem as redes sociais. Aqui no Brasil o facebook só está disponível numa versão Portugal-Brasil.
Dentre as desvantagens é que o serviço ainda não tem muita popularidade como o My space e o Orkut. Outra desvantagem que revela um potencial é a interface, menos amigável e mais complexa, porém menos pesada, o que possibilita o uso da internet por meio de ferramentas móveis, como celulares.
Conheça alguns grupos juvenis no Facebook: Juventude Popular e SCP Juventude

Wikipédia

É uma enciclopédia virtual, multilíngüe e on-line, que atualmente ocupa o 4° lugar entre os sites mais acessados do mundo, (Disponível em acessa escola, 2008). O conteúdo do site é escrito colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Apesar de ser acessada por pessoas de todas as idades os jovens são os maiores usuários. Umas das vantagens é que a consulta é livre e qualquer pessoa pode postar ou editar informações. Isso tem gerado alguns problemas, pois há alguns casos de vandalismo e imparcialidade; no caso de erros eles são apagados e quando há dúvidas á questão é colocada em discussão. Esta enciclopédia oferece a vantagem de ser uma ótima fonte de informação para qualquer tema, contextualização de fatos e curiosidades.
Para se ter dimensão deste recurso hoje, ela está disponível em 257 idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais 2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados de 2007) e 463.348 artigos na versão em língua portuguesa (dados de 2009). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projetos, etc. (Disponível em Wikipédia, 2009).
Assista um vídeo sobre wiki.
Veja como funciona o acesso às informações na Wikipédia: Juventude e Novas tecnologias de informação e comunicação

Twitter

O Twitter aparece hoje como um dos mais crescentes serviços de mensagens rápidas. Segundo a Wikipédia, ele é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem mensagens, notícias e atualizações pessoais com mensagens de texto de apenas 140 caracteres via SMS, torpedo, e-mail, site oficial ou um programa especializado. Entenda melhor neste vídeo:
Uma das vantagens desta ferramenta está no fato das notícias serem atualizadas em tempo real no perfil do usuário seguindo para todos os seguidores que acompanham o emissor no site. Assim, todos podem saber a todo tempo o que os outros estão fazendo. A única desvantagem está na falta de privacidade, pois todas as conversas que se travam no serviço são públicas, qualquer pessoa pode ler a página de alguém no Twitter sem ter uma conta.
Segundo tabelas disponíveis no site www.twitterbrasil.org, em fevereiro deste ano, o Twitter aparece, marcando 5,9 milhões de visitantes únicos durante o período, demonstrando que esta ferramenta esta se tornando cada vez mais popular. Contudo, a ferramenta vem sendo subutilizada e vem recebendo várias críticas, veja este vídeo sobre as confusões na tuitosfera:
Um dos potenciais desta ferramenta está na capacidade que ela possui para divulgar diversas ações, informações e notícias interessantes por dinamizadores e divulgadores de informação juvenil num ritmo rápido, que chegam antes no twitter que na televisão ou no rádio. Outro dado importante é que a média de idade dos brasileiros que acessam o serviço é de 26,4 anos, ou seja, a maioria dos que acessa o site são jovens, há uma maior chance de se atingir o público alvo quando optar por esta ferramenta. (disponível na matéria da revista época) É uma ferramenta que no Brasil está sendo utilizada por muitas pessoas ligadas ao mercado da comunicação e especialistas em tecnologia, portanto se mostra interessante para todos os que se propõe a serem divulgadores de informação juvenil.
Assista a este vídeo no youtube e descubra o que é o mundo real pelo twitter.

Delicious

Segundo a Wikipédia, este site oferece um serviço on-line que permite que você adicione, pesquise, compartilhe e catalogue os sites e links preferidos para que se possa acessá-los de qualquer lugar por meio de palavras chaves (tags). Os amigos e membros das comunidades podem visualizar os favoritos públicos. O Delicious é uma ferramenta potencial, pela capacidade de criar um armazenamento de informações importantes para jovens, discussões, notícias e pesquisas para os dinamizadores e divulgadores de informações sobre juventude.
Aqui no Brasil ele ainda não este bem consolidado, mas já existe um site com uma proposta bem parecida, um diretório de links que só conta ainda com 2500 usuários, o nome do site é o Linkou. Este site divulga diversas temáticas e categorias que colocam uma opção mais fácil de construir ente os agentes de informação juvenil.

domingo, 23 de setembro de 2012

Mais de 15 dicas para criar um blog de sucesso


Fiz uma lista completa de como fazer um blog em 30 passos. Como pensar, criar e manter um blog com sucesso

Vamos ao trabalho:
1º – Defina o conteúdo
O inicio com certeza é aqui! Você pode ser o melhor design, o melhor escritor, mas se você cria um blog sem saber o que vai escrever… Esquece!
Leia também: 
- Ferramentas Blog: O seu blog tem foco e objetivo? Então, por que criou um Blog?
2º – Faça um conteúdo diferente
Dê preferência ao que não foi criado ou pelo menos ao que menos foi criado. Por tanto é muito importante escolher um assunto que você domina.
Criatividade é a chave do negócio!
3º – Analisando a concorrência
Dificilmente você vai encontrar um assunto bom e que não é falado por algum blog. É nessa hora que o melhor trabalho vai sair na frente.
Procure blogs e sites que falem do mesmo assunto, veja grandes trabalhos relacionados e inspire-se neles. 
Claro! Você não vai fazer igual ao outro blog e sim algo além. Lembre-se do que eu disse: Crie um blog completo e diferente.
4º – Estude o público
Pesquise, crie e pesquise novamente. Pois assim você vai descobrir realmente qual o seu público. Em seguida melhore o conteúdo, completando de acordo com os resultados das pesquisas.
5º – Desenvolvimento estrutural
Digo várias vezes e não canso de repetir: Não é só conteúdo! Um blog precisa de um ambiente agradável para leitura. Um layout bem trabalhado faz muita diferença. Não precisa ser O layout e sim um bom layout. 
Nada de frescuras e widgets desnecessários que sobrecarregam a página, pois em quanto mais leve o seu blog for, mais rápido será carregado (nem todo internauta tem paciência suficiente para esperar o seu blog abrir).
Quando for criar o seu template ou modificá-lo, faça testes pelo menos nos navegadores mais utilizados (Firefox, Internet Explorer 7/8, Google Chrome e Safari) e uma resolução básica (1280 x 800), isso faz parte do conforto oferecido ao visitante.
Criatividade é fundamental, mas não saia muito do padrão, pois algo diferente de mais se torna assustador! ;x
6º – Cuidado com as cores
Fundo vermelho com letras pretas, precisa comentar? 
Faça combinações de cores, mas nada de exagero. A combinação perfeita para leitura (comprovado) é fundo branco ou cinza claro com as letras em cor preto.
Cores fortes irritam e cores fracas relaxam muito o usuário, por tanto a combinação perfeita depende dos dois lados. Faça uma mesclagem entre dois tons de forma que não canse a visão. 
Leia também: 
- Oficina da Net: O efeito das cores em um site
7º – Navegação rotativa
Diariamente um blog recebe grande porcentagem de suas visitas por meio de sites de busca, cabe a você manter ao máximo esse visitante em sua página. Para isso é recomendado utilizar sistema de postagens relacionadas em cada arquivo e incluir em toda página links para outros artigos. Dessa forma você chama a atenção dos famosos pára-quedistas e quem sabe consegue mais um leitor fiel.
8º – Desenvolva um site para celular
Parece bobeira, mas cada ferramenta (útil) a mais pode fazer a diferença. Ainda mas nos dias de hoje em que celulares fazem tarefas que nem verdadeiros computadores, além de que as pessoas têm cada vez menos tempo livres.
Um site/blog que fornece essa opção cria mais uma forma simples e rápida para os leitores acompanharem suas atualizações.
Leia também:
O seu blog versão para Celular
9º – Use informações externas
Principalmente em blogs de notícias isso é essencial para provar a veracidade do fato. Por isso recomende outros blogs, outros links, indique livros, em fim, dê o maior número de informações ao seu leitor. Todavia, caso tire informações de outro blog ou site indique a fonte. 
10º – Use uma linguagem simples e correta
Escreva detalhado com uma linguagem correta e acessível a qualquer público. Evitando assim jargões, pois isso limita o entendimento do publico e caso ainda haja necessidade disso explique o significado da palavra.
11º – Escreva textos curtos
Textos grandes dificilmente serão lidos de cabo a rabo, mas isso não é desculpa para escrever verdadeiras frases. O correto é escrever bem, escrever detalhado e sem exageros, indo assim direto ao ponto.
12º – Evite músicas de fundo
Em caso de sites de músicas ou temas relacionados ÀS VEZES fica bom. Tirando isso não use músicas de fundo que iniciam automaticamente. Você não vai conseguir agradar a todos e também muitas pessoas navegam ouvindo músicas em seu próprio computador, é horrível ser atropelado por uma música que nem faz o seu tipo.
13º – Dose as animações e anúncios
As animações (principalmente em flash) pesam o blog e em excesso provocam uma poluição visual. O mesmo acontece com anúncios. Então fica combinado: Nada de exageros. 
14º – Faça o seu perfil de escritor
Faça com que os outros te conheçam. Fica mais confortável e passa mais confiança aos leitores quando percebem a presença verdadeira de um humano atrás de tantos códigos e palavras. Publique uma ou outra foto em seu perfil, isso vai passar ainda mais confiança.
15º – Tenha cuidado com a sua exposição
Sua divulgação é importante como eu disse acima, entretanto tenha cuidado. Ao expor sua vida pessoa de forma exagerada você está abrindo as portas para uma relação intima com todos que acessam o seu blog e às vezes isso pode trazer alguns desentendimentos e decepções.
16º – Crie conteúdo extra de qualidade
Crie promoções, divulgue eventos e outros conteúdos extras para maior interação entre blogueiro e leitor.
17º – Não use contador na página
Use um contador de visitas oculto, ou seja, que só você tem acesso. Ninguém quer saber o tanto de visitas que o seu blog recebe. Além de que a quantidade de visitas para o outro pode ser muito pouco em relação ao que você acha que é muito, e muitas vezes isso pode ser ruim (havendo uma quebra de expectativa em relação ao blog).
Você não precisa esconder, apenas forneça caso o leitor faça uma solicitação, fora isso, guarde os números pra você.
Leia também:
Entendendo o Google Analytics (Fontes / Visitas / SEO)
18º – Ofereça versões em outros idiomas
Fornecer textos em outras línguas é expandir o seu publico. Não vejo isso como uma ferramenta irrecusável, mas faz parte das ferramentas úteis. 
Obs.: Alguns tipos de blogs isso não fica muito bom (exemplo: blogs de quadrinhos). 
Leia também:
- Dicas Blogger: Translator Widget – um novo tradutor para blog 
19º – Responda os seus leitores
Uma tarefa bem difícil, ainda mais para blogs que recebem uma quantidade considerável de comentários e emails. 
Vale à pena fazer esse esforço, todo leitor admira um escritor que dá atenção ao seu público.
20º – Modere comentários
Palavras de baixo calão no meio de seus artigos causam uma má impressão aos novos visitantes. Modere, todavia não se esqueça de que comentários bons não são apenas comentários a favor de seus textos. Discuta pacificamente com os comentaristas em busca de um bom censo.
21º – Ofereça Feed RSS
Um bom blog precisa ter um FEED! Assim fica bem mais fácil conseguir um leitor fiel. Toda postagem nova chega até o seu leitor por meio desse mecanismo. Sendo assim, isso é indispensável!
Leia também:
Como criar um Feed (RSS) para seu blog
22º – Parceiros
Boas parcerias trazem bons resultados. Trocas de links podem trazer benefícios, mas feita de forma bagunçada podem trazer mais dor de cabeça do que visitantes.
23º – Participe de redes sociais
As redes sociais fazem com que pessoas que realmente gostam do seu blog comuniquem entre si. Uma forma de interação e status para um blog. 
Não se esqueça: Não basta criar uma comunidade no Orkut, é sempre bom dar uma palavrinha de vez em quando também.
24º – Flickr, YouTube e Twitter
Caso seu blog seja ligado a imagens é muito interessante divulgar o seu trabalho no Flickr. Se você é um cara criativo e sabe fazer/editar vídeos surpreendentes o YouTube é uma formidável fonte de divulgação. Recomendo até a empresas, o YouTube é um tipo de serviço que só depende de um bom trabalho para fazer sucesso.
Quanto ao Twitter estamos cansados de falar. Publique novidades, informa acontecimentos, levante dúvidas e ganhe muitos seguidores que hoje ou mais tarde podem te levar ao sucesso.
Leia também:
O que é Twitter? E outras twittices
25º – Não abandone o blog
Problemas surgirão, preguiça e falta de criatividade, isso tudo é normal! A única coisa que não pode acontecer é isso se tornar uma rotina. Se você trabalhar bem durante um ano e ficar três meses sem publicar nada, todo seu trabalho vai por água abaixo.
26º – Compartilhe boas experiências
Divulgue notícias do seu blog, algum acontecimento, algum crescimento, proposta, ou divulgue até mesmo experiências inovadoras do seu cotidiano que podem servir para os seus visitantes.
27º – Vários domínios
Caso seu blog possua, por exemplo, um domínio .com registre outros por segurança, preserve sua marca.
Não é necessário usar todos os domínios, inclusive não é recomendado, pois dispersa os usuários em domínios diferentes (aprendi com o Manoel Lemos do BlogBlogs). Então o certo é registrar e guardar.
28º – Divulgue
Use sua criatividade, mas sempre respeitando o espaço do outro. Não faça spam! Use mecanismos como indexadores de conteúdo e sistemas de anúncios em blogs ou com empresas especializadas.
Leia também: 
Indexadores de conteúdo 
Divulgue seu blog – Central Blogs 
Catálogo de Blogs 
29º – Palavras-chave nos textos
Escreva de forma que os buscadores encontrem seu conteúdo. Coloque palavras que as pessoas vão digitar na hora de procurar o assunto nos buscadores. 
Dê título à suas postagens que melhor descrevem o conteúdo, o Google valoriza muito o que está escrito no título dos posts.
Leia também:
- Criar Web: Onde colocar as palavras-chave
30º – Estrutura para gerenciar os blogs
É importante você organizar o seu tempo. Caso tenha mais de um blog é preciso organizar os dias e horários reservados para cada um. 
Em quanto mais organizado, comunicativo, criativo, responsável, melhor será o resultado final.
Depois de três dias escrevendo esse post, consegui terminar! Espero que tenham aprendido muito com essa postagem.
O Códigos Blog têm muito que melhor como qualquer outro blog, então é difícil encontrar um blog que contenha tudo acima, seja paciente, você não é o único que está neste barco.
Por favor: Não copie essa matéria! 
Bom trabalho! 
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