A internet oferece uma série de recursos de comunicação
extremamente importantes e interessantes para o desenvolvimento e
vinculação de informações. Através dela a comunicação e a aproximação
das culturas, fronteiras e economias tem se ampliado de um modo
surpreendente.
Com a intenção de tornar acessível às potencialidades destes recursos
você pode encontrar aqui informações sobre algumas ferramentas
principais e sua aplicação para a promoção e ampliação da informação
juvenil.
Portal
É uma página da internet que aborda diversos temas relacionados ao
universo juvenil. Ele funciona como um aglomerador e distribuidor das
informações juvenis para outros sites ou subsites, tornando o acesso às
informações mais rápido e mais fácil.
Por meio destes portais, os jovens podem ter acesso às mais variadas
informações que compõem o seu universo, que podem auxiliar no
desenvolvimento dos seus trabalhos e pesquisas. Além disto, os portais
de informação juvenil podem ajudar os jovens na divulgação dos seus
trabalhos, eventos e notícias do seu interesse.
A maioria destes portais são sites institucionais, onde o governo
federal, estadual e/ou municipal disponibiliza informações sobre ações,
políticas públicas e programas voltados para a juventude. É uma
ferramenta chave na sistematização de informações juvenis pela
capacidade de geração e difusão por meio de sua base de dados através de
links.
Conheça alguns portais juvenis aqui:
Portal da Juventude do Governo Federal e
Portal da Juventude da América Latina e do Caribe
Blogs
Conhecidos como “diário online”, é um recurso no qual os jovens podem
utilizar para publicar seus textos, poesias, fotografias, idéias ou
qualquer outro conteúdo que estejam a fim de compartilhar com outros
jovens.
Dentre os diversos tipos de blog pode-se assinalar aqueles nos quais a
juventude publica as diversas ações para a promoção de políticas
públicas, sejam sites de organizações, coletivos, mobilizações,
articulações para eventos e grupos juvenis de atuação específica, entre
outros.
Assista este vídeo que explica melhor o que é um blog:
O Brasil é o quinto país no mundo de leitores de blogs (Disponível em
Search Engine Marketing, sembrasil, 2007); O número chega a quase 9 milhões de leitores de acordo com dados do Ibope/NetRatings, no
wordpress.com a audiência de jovens chega a ser até mais de 50%. (Disponível em IDG Now, 2009).
Este número demonstra o grande potencial desta ferramenta como meio
de divulgação de informação juvenil, além da grande vantagem de que,
para construí-los, os jovens não precisam de um conhecimento técnico, ou
seja, qualquer pessoa interessada pode construir um.
A seguir alguns exemplos: O
Blog do Projeto Juventude em Cena e
Blog do Portal da Juventude de São Paulo
Podcasts ou podcastings
O Brasil é o terceiro no ranking mundial em download de podcasts
(Disponível em Sem Brasil, 2007). Vários sites de podcasting são
voltados para a temática jovem, eles veiculam diversas informações e
podem ser um meio útil de publicar ou mesmo levantar as principais
discussões juvenis. Este termo é a fusão das palavras public on demand, é
uma emissão de informações áudio-visual semelhante a uma subscrição de
uma revista que se pode receber via internet.
A juventude tem utilizado esta ferramenta para divulgar seus
trabalhos, fazer vídeos ou colocar suas músicas e deixar disponível para
quem quiser ver ou ouvir. A vantagem é que qualquer jovem pode criar
um, só precisa de um microfone ou uma câmera de vídeo e uma conexão à
web.
Através dos podcastings os jovens podem criar seus próprios programas
em diversas temáticas que estarão disponíveis a todos. Tem crescido a
febre do podcasts no país, sobretudo entre professores que têm utilizado
este recurso como instrumento didático. Também aparece como uma
ferramenta potencial para geração e difusão de informação juvenil.
Compreenda e aprenda a criar um podcasting:
Eis alguns exemplos de podcasts que vinculam informações juvenis:
O portal de podcasts brasileiro e
Podcultura
Vídeos/blogs (Vlogs)
Os serviços de vídeo blogs aqui no Brasil são muito populares entre a
juventude. É lá que muito jovens acessam um serviço de publicação
multimídia que permite que compartilhem vídeos e comentários a respeito
de qualquer assunto. Assim eles postam e assistem vídeos de sua
preferência e trocam informações por meio de imagens que eles mesmos
produzem.
Este serviço tem sido uma referência entre a juventude quando querem
encontrar informações, podendo ser uma poderosa ferramenta de informação
juvenil pela popularidade que ela encontra neste público.
Uma das vantagens é a gratuidade e amplitude de informações que são
vinculadas neste espaço. Os Vblogs são uma excelente ferramenta de
divulgação de informações juvenis, uma vez que podem ser utilizados para
a divulgação de trabalhos desenvolvidos por jovens ou para a elaboração
de vídeos temáticos e discussão de muitos temas ligados ao universo
juvenil.
Como os Vblogs podem ser utilizados com diferentes finalidades a
desvantagem deste serviço pode estar relacionada à divulgação de vídeos
com conteúdos que propagam a violência, o preconceito ou a exclusão
social ou outros que servem para estimular a juventude apenas para o
consumo.
Conheça os serviços de vlogs mais populares no Brasil:
You Tube e
Vimeo.
Boletins eletrônicos
Por meio dos boletins eletrônicos os jovens podem divulgar seus
trabalhos, eventos, notícias, publicações impressas e eletrônicas,
prêmios ou qualquer outro assunto relacionado às informações juvenis.
É um serviço que possibilita o recebimento por e-mail de todas as
notícias divulgadas sobre assuntos do seu interesse. A vantagem deste
recurso está nos jovens terem acesso a todas as informações que são de
seu interesse visto que para receber boletins só é necessário um
cadastro no espaço virtual. Assim eles podem manter-se constantemente
atualizados acerca das notícias que mais lhe interessam. Os boletins
podem ser fortes veículos de divulgação dos centros de informação
juvenil, tendo em vista que eles servem como referências para algumas
informações e discussões da juventude.
Como uma grande ferramenta de suporte para organizações e pessoas que
trabalham com jovens para estarem informados sobre as principais
discussões e oportunidades para os jovens, bem como estabelecer
parcerias.
Eis alguns exemplos de boletins eletrônicos:
Datafolha Newsletter,
Rede Global de Ação Juvenil e
Boletim REJUMA.
E-mail e listas de discussão
Os correios eletrônicos ou serviços de e-mail estão entre uma das
principais ferramentas utilizadas pela juventude para se comunicar. Numa
pesquisa realizada pela Universia sobre a cara dos jovens internautas
em 2005, 97% dos entrevistados disseram utilizar e-mail. (Disponível em
universia.com.br, 2005). Muitos jovens entre 24-35 anos utilizam o
celular para envio de e-mails, uma pesquisa da Nielsen afirma que 32%
dos entrevistados dizem fazer uso da aplicação. (Disponível em
www.overload.blog.br, agosto de 2008)
Esta ferramenta tem uma alta popularidade pelo caráter de quebra de
barreiras geográficas e a possibilidade de envio de arquivos anexados
para mais de um destinatário, podendo ser grupo de pessoas. Uma das
vantagens desta ferramenta é a facilidade que tem para agilizar
processos e diminuir os custos com comunicação.
A desvantagem está nos spammers, os remetentes de vírus que se
utilizam de arquivos e anexos. Outro problema são as fraudes de
fraudadores que se utilizam de endereços de instituições financeiras
para seus golpes. O potencial desta ferramenta para o sistema de
informações está na possibilidade de articulação entre os diversos
parceiros, na facilidade de atulização de informações via recebimento de
arquivos, dados e informações in loco. Por meio de e-mails pode-se
divulgar e trocar informações específicas com jovens que acessam o
Portal Infojovem.
Desta ferramenta surge a lista de discussão que permite que um grupo
de pessoas de maneira gerenciada troque e-mails entre todos os membros
do grupo. Uma das vantagens é que uma mensagem escrita é compartilhada
por todos os membros do grupo, de maneira assíncrona, ou seja, os
participantes não precisam estar conectados ao mesmo tempo. Algumas
listas também possibilitam a ferramenta de bate-papo para aqueles que
estão on-line.
O potencial está na possibilidade de aprofundar temáticas e
discussões sobre juventude e sistemas de informação junto com os jovens,
bem como realizar constante atualizações sobre o universo juvenil em
uma determinada localidade.
Já existem algumas listas de discussão de jovens e políticas públicas de juventude, como, por exemplo:
e-jovens e
Rede de Gestores de Juventude.
Orkut
Criado a partir da necessidade de se fortalecer e criar uma rede
social de amigos, segundo o site Wikipédia, o Brasil tem o maior número
de membros e cerca de 59,41% dos usuários tem de 18 a 25 anos. O orkut é
uma das ferramentas da internet mais usadas e sua definição mais
apropriada é de uma rede social. Veja este filme que fala sobre redes
sociais:
Apesar das grandes críticas dirigidas ao Orkut, ele é uma ferramenta
extremamente importante na agregação de pessoas com interesses em comum,
para que elas possam se conhecer e trocar idéias.
A diversidade de ferramentas e recursos que este site oferece,
permite que jovens possam acessar e se congregar em diversas comunidades
e assim construir conhecimentos em torno de informações de seu
interesse. Esta ferramenta é talvez uma das mais interessantes para
geração de difusão da informação juvenil, visto o grande poder de
alcance e aceitação entre a juventude brasileira.
Os divulgadores de informação podem criar comunidades para discutir,
em fóruns, junto com outros agentes de informação e jovens, diversas
temáticas de interesse juvenil. Assim como criar uma rede de comunidades
relacionadas que aprofundem informações dos integrantes da comunidade.
Já existem diversas comunidades interessantes sobre juventude e participação política:
Eu queria ser jovem nos anos 60 e
Juventude contra a homofobia
Skype/MSN
É por meio de empresas e softwares virtuais que hoje muitos jovens
têm se comunicado de maneira extremamente assídua. Estes recursos
reduzem custos e facilitam a comunicação com outros jovens de diversas
localidades do mundo.
Com esta ferramenta é possível trocar arquivos, imagens e vídeos além
de poder conversar gratuitamente em tempo real, com microfone e webcam.
A aceitação deste recurso entre a juventude é o fato de este serviço
estar associado aos serviços de e-mail. É um recurso interessante para
gerar articulação entre os dinamizadores de informação juvenil. Por meio
dele, eles podem trocar informações e insumos para manter atualizado,
em tempo real, os centros de informação juvenil. E a juventude pode ter
acesso e tirar dúvidas com as fontes de informação.
Entre no
Skype e
MSN.
Flickr/Flog
Há também uma modalidade de rede social para imagens fotográficas. Lá
os jovens podem organizar suas fotos por meio de tags e assim organizar
álbuns e coleções fotográficas. Muitos jovens utilizam este serviço
para o armazenamento de fotografias, como um backup.
É por meio deste recurso que profissionais da área de fotografia e muitos jovens trocam idéias e trabalhos sobre esta técnica.
Poder ser utilizado como fonte de pesquisa visual para a geração e
difusão de informação juvenil. A rede conta com um blog onde os
cadastrados podem discutir e compartilhar diversas imagens.
Veja aqui alguns álbuns interessantes do Flickr:
Grupo Rede de jovens e
Juventude Cidadã.
Torpedo/SMS (Short Message Service)
Atualmente é um dos serviços que mais a juventude utiliza para se
comunicar segundo pesquisas da Nielsen 79,9% dos jovens (15-24 anos)
mandam mensagens de texto pelo celular. (Disponível em
www.overload.blog.br, agosto de 2008).
De acordo com o “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e
da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008″, os mais jovens passaram a
usar mais as mensagens em vez das chamadas de voz num percentual
respectivamente de 95% para 96,1%. (Disponível no site telemoveis.com,
2009).
É um recurso de alta aceitação juvenil pela agilidade e baixo custo
que ele oferece. Muitos jovens utilizam esta ferramenta para mobilizar
atividades e ações, bem como comunicar de maneira rápida algumas
informações que obtêm pela internet. O torpedo reduz ainda mais os
custos com a comunicação, pois é oferecido de maneira gratuita por
algumas operadoras de celular. A desvantagem está nas limitações de
conteúdo que o serviço comporta, são geralmente mensagens curtas que só
podem ser enviadas cada uma por vez, ao contrário do e-mail. Mas de
grande potencial para o desenvolvimento das tecnologias, pois permitirá
deixar o jovem atualizado sobre as principais notícias e mobilizações de
seu interesse.
Veja algumas operadoras que oferecem o serviço de torpedo gratuito:
OI,
Claro e
Vivo.
My Space
O mySpace, como o orkut, é uma rede social de comunicação on-line por
meio de uma rede interativa de fotos, blogs vídeos, comunidades,
fóruns, grupos, e-mail, perfis de usuários entre outros.
Uma das vantagens é atualização contínua de novos recursos, embora
como conseqüência gere lentidão no acesso à rede. O diferencial é sua
capacidade de hospedar MP3s, o maior público deste site são bandas e
músicos que fazem de sua páginas e perfil seu site oficial. Atualmente,
há 56 mil bandas do Brasil cadastradas no MySpace. (Disponível no site
da
globo.com, 2007).
Outra vantagem desta ferramenta como veículo de informação juvenil é a
capacidade de mobilização da juventude que ela oferta, pois uma de suas
estratégias de captação de usuários vem por meio de eventos que
aglutinam somente internautas cadastrados.
A desvantagem é que este site ainda é recente no Brasil e não
disponibiliza ainda uma rede de relacionamentos estabelecida para a
juventude, embora disponha de muitas temáticas e grupos de interesse
juvenil.
Confira aqui alguns perfis no My Space que é a cara da juventude:
Ministério jovem RCC Brasil – Oficial e
Mallu Magalhães
Facebook
Criado em 2004 para estudantes universitários da Harvard, foi se
ampliando para diversos estudantes de outras universidades ao redor do
mundo. Em 2006 passou a aceitar estudantes secundaristas e empresas. Os
usuários podem se juntar em uma rede, colégio ou região geográfica.
Enquanto o orkut tem um público jovem mais adolescente, o facebook tem
um público de jovens adultos. Segundo Chris Hughes, porta-voz do
Facebook, a rede funciona mais como um diretório alicerçado na vida real
do que como uma rede social geradora de conexões entre estranhos, este é
o grande diferencial dos outros sites.
O potencial desta ferramenta está na possibilidade de se tornar uma
plataforma estruturada de redes sociais e ser o maior aglomerador de
jovens na internet. (Disponível em
derepente.com.br, 2009). Nos EUA o facebook é o maior site de fotografias, superando o flickr.
Assista este documentário da Discovery Channel com o próprio criador do facebook:
O diferencial desta ferramenta está na sua estrutura, pois ela
apresenta uma ramificação de amizades que permite que em pouco tempo
você encontre amigos que iria perguntar. Outra vantagem é a facilidade
de criação de aplicativos que interagem as redes sociais. Aqui no Brasil
o facebook só está disponível numa versão Portugal-Brasil.
Dentre as desvantagens é que o serviço ainda não tem muita
popularidade como o My space e o Orkut. Outra desvantagem que revela um
potencial é a interface, menos amigável e mais complexa, porém menos
pesada, o que possibilita o uso da internet por meio de ferramentas
móveis, como celulares.
Conheça alguns grupos juvenis no Facebook:
Juventude Popular e
SCP Juventude
Wikipédia
É uma enciclopédia virtual, multilíngüe e on-line, que atualmente
ocupa o 4° lugar entre os sites mais acessados do mundo, (Disponível em
acessa escola, 2008). O conteúdo do site é escrito colaborativamente por
voluntários de todo o mundo. Apesar de ser acessada por pessoas de
todas as idades os jovens são os maiores usuários. Umas das vantagens é
que a consulta é livre e qualquer pessoa pode postar ou editar
informações. Isso tem gerado alguns problemas, pois há alguns casos de
vandalismo e imparcialidade; no caso de erros eles são apagados e quando
há dúvidas á questão é colocada em discussão. Esta enciclopédia oferece
a vantagem de ser uma ótima fonte de informação para qualquer tema,
contextualização de fatos e curiosidades.
Para se ter dimensão deste recurso hoje, ela está disponível em 257
idiomas ou dialetos com um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais
2,1 milhões de artigos são referentes à versão em língua inglesa (dados
de 2007) e 463.348 artigos na versão em língua portuguesa (dados de
2009). O número total de páginas ronda os 24 milhões e inclui imagens,
páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições,
páginas de gestão dos projetos, etc. (Disponível em Wikipédia, 2009).
Assista um vídeo sobre wiki.
Veja como funciona o acesso às informações na Wikipédia:
Juventude e
Novas tecnologias de informação e comunicação
Twitter
O
Twitter
aparece hoje como um dos mais crescentes serviços de mensagens rápidas.
Segundo a Wikipédia, ele é uma rede social e servidor para
microblogging que permite que os usuários enviem mensagens, notícias e
atualizações pessoais com mensagens de texto de apenas 140 caracteres
via SMS, torpedo, e-mail, site oficial ou um programa especializado.
Entenda melhor neste vídeo:
Uma das vantagens desta ferramenta está no fato das notícias serem
atualizadas em tempo real no perfil do usuário seguindo para todos os
seguidores que acompanham o emissor no site. Assim, todos podem saber a
todo tempo o que os outros estão fazendo. A única desvantagem está na
falta de privacidade, pois todas as conversas que se travam no serviço
são públicas, qualquer pessoa pode ler a página de alguém no Twitter sem
ter uma conta.
Segundo tabelas disponíveis no site
www.twitterbrasil.org,
em fevereiro deste ano, o Twitter aparece, marcando 5,9 milhões de
visitantes únicos durante o período, demonstrando que esta ferramenta
esta se tornando cada vez mais popular. Contudo, a ferramenta vem sendo
subutilizada e vem recebendo várias críticas, veja este vídeo sobre as
confusões na tuitosfera:
Um dos potenciais desta ferramenta está na capacidade que ela possui
para divulgar diversas ações, informações e notícias interessantes por
dinamizadores e divulgadores de informação juvenil num ritmo rápido, que
chegam antes no twitter que na televisão ou no rádio. Outro dado
importante é que a média de idade dos brasileiros que acessam o serviço é
de 26,4 anos, ou seja, a maioria dos que acessa o site são jovens, há
uma maior chance de se atingir o público alvo quando optar por esta
ferramenta. (disponível na matéria da revista época) É uma ferramenta
que no Brasil está sendo utilizada por muitas pessoas ligadas ao mercado
da comunicação e especialistas em tecnologia, portanto se mostra
interessante para todos os que se propõe a serem divulgadores de
informação juvenil.
Assista a este vídeo no youtube e descubra o que é o mundo real pelo
twitter.
Delicious
Segundo a Wikipédia, este site oferece um serviço on-line que permite
que você adicione, pesquise, compartilhe e catalogue os sites e links
preferidos para que se possa acessá-los de qualquer lugar por meio de
palavras chaves (tags). Os amigos e membros das comunidades podem
visualizar os favoritos públicos. O
Delicious
é uma ferramenta potencial, pela capacidade de criar um armazenamento
de informações importantes para jovens, discussões, notícias e pesquisas
para os dinamizadores e divulgadores de informações sobre juventude.
Aqui no Brasil ele ainda não este bem consolidado, mas já existe um
site com uma proposta bem parecida, um diretório de links que só conta
ainda com 2500 usuários, o nome do site é o
Linkou.
Este site divulga diversas temáticas e categorias que colocam uma opção
mais fácil de construir ente os agentes de informação juvenil.